Formação Pedagógica Inicial de Formadores - CCP

DURAÇÃO
90 Horas

PROXIMA AÇÃO
26-04-2021 | Mirandela

PREÇO
200.0
OBJETIVOS DO CURSO
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
1 - Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2 - Na gestão e coordenação de formação;
3 - No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
A estruturação programática do referencial de formação foi concebida tendo em consideração quatro dimensões, definidas na Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio:
• Pedagógica, que visa a aquisição e desenvolvimento das competências necessárias em função das modalidades, dos públicos e dos contextos de intervenção, incluindo o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes situações de aprendizagem;
• Organizacional, que inclui as técnicas e métodos de planeamento, gestão, organização, acompanhamento e avaliação da formação;
• Prática, que consiste na aplicação ou no exercício contextualizado, real ou simulado, das competências técnico-pedagógicas adquiridas ao longo da formação;
• Deontológica e ética, que abrange a observância de regras e valores profissionais, bem como da igualdade de género e da diversidade étnica e cultural. Cada dimensão engloba um conjunto de módulos cujos conteúdos são basilares para a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os quais serão operacionalizados de acordo com uma duração mínima exigível (10 horas), definido para a formação presencial.

Módulos:
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (10H)
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)

Enquadramento:
A formação profissional assume um papel central e de crescente importância (a par da educação) perante os novos desafios que surgem no país e, na União Europeia: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências. Tais desafios requerem um aumento do investimento no capital humano e na necessária adaptação dos sistemas de educação e formação existentes. A aposta na formação profissional conduz à estruturação e competitividade dos mercados de trabalho e do tecido económico no seu todo. A educação e a formação assumem, assim, um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento. O Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), a melhoria da qualidade da formação profissional, das suas práticas e dos seus resultados, exige uma atuação que promova a capacidade técnica e pedagógica dos formadores, através do reforço permanente das suas competências.

CERTIFICAÇÃO:
Obtenção de certificado de competências pedagógicas emitido pelo IEFP.

DURAÇÃO:
90 Horas

DESTINATÁRIOS:

Idade mínima:
18 anos

Documentação necessária:
Cartão de Cidadão;
Certificado de Habilitações;
Currículo Atualizado;



MODALIDADE
E-Learning

HORÁRIO
Misto

PROXIMA AÇÃO
26-04-2021 | Mirandela

PREÇO
200.0

OUTRAS INFORMAÇÕES